sábado, 22 de outubro de 2011

Memória Visual e Musical

Vivemos em uma época onde a historia tem grande importância nos contextos globais e regionais. É nela onde grandes escritores, fashionistas, atores  se inspiram, e em nossa época que grandes pessoas do futuro irão se inspirar.
 Assim na moda não é diferente, vários estilistas tem como base a história para criar e desenvolver uma roupa, um desfile ou até mesmo um conceito. Ela também serve de referência para a moda quando, se é inspirado no passado para criar ou desenvolver algo, um exemplo é criar uma estampa olhando para fotos do passado. Pode-se assim criar um rapport e desenvolver varias estampas.   


O que vivemos hoje será história amanhã , e o que será vivido amanhã será historia no futuro.




Memória Visual e Musical


No dia 06/10/2011 a turma de Produção de moda juntamente com a professora Ursula, foi até o museu de Araranguá, localizado no centro da cidade.
   Os temas atuais do museu são a fotografia, o cinema e a música. Três temas diferentes mais que estão em conjunto e que me remetem um pouco da historia da cidade de Araranguá.

 A amostra do tema: " Memória Visual e Musical : Registro de Um Tempo" se destaca dentre os demais temas já abordados, pela grande quantidade de peças no museu.

 Na parte do CINEMA: Localizado primeiramente na Avenida Coronel João Fernandes, na década de 1930 no Cine Gloria, com a atração de cinema mudo. Em 1950 a Avenida Getulio Vargas  recebe as instalações do Cine Roxy. Passando por vários lugares, atualmente o mesmo se localiza no Cine Caverá.

 Na Música  através de sua essência que emociona gerações, alguns dos músicos consagrados como CARDEAL E CARDOSINHO, BENJAMIN E ROSINHA VALIM, JOÃO MEDALHA entre tantos outros.

 Na Fotografia, os registro que imortalizam épocas, sentimentos vividos e lembraças passadas que com esse registro se tornan imortais. A partir dela pode ter várias interpretações, que se encontram nas gerações vividas que proporcionaram momentos nostálgicos mais também de uma emoção sem tamanho.

 No Museu encontra-se muitas lembranças desse período como máquinas fotográficas, balcão onde eram vendidos os ingressos para o cinema, filmes muito antigos, baleiros, porta pôster, cadeiras que foram do Cine Roxy, instrumentos dos cantores da época, além de varias fotos de pessoas da cidade, da própria cidade e de cidades locais.


 Tudo o que foi resgatado para se expor em uma simples exposição pode sim servir para muitas coisas. Na moda ela poderia servir de inspiração para criar muitas coisas desde um simples acessório até a uma roupa muito sofisticada. Assim também pode-se pegar qualquer instrumento músical e fazer uma estampa. Tudo pode ser transformado, depende da imaginação de cada um.


Essa foi a minha visão do que vi no museu, espero que tenham gostado.

Beijinhos, Franciély Daros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário