sábado, 24 de setembro de 2011

Pesquisa In Loco No Calçadão de Araranguá

 No dia 25/08/2011 a turma TMO21 de moda, do Instituto Federal de Santa Catarina foi até o calçadão de Araranguá.Lá junto com a professora Ursula que nos orientou fizemos uma pesquisa de vitrines, onde foram então alguns itens avaliados:

1- Percepção do Publico:

  Em geral a maioria das lojas conseguiu mostra  ao publico-alvo através das vitrines. A maioria abrange dois ou mais públicos entre os mais visados o feminino e masculino adulto.Assim tem lojas que também abrangem mais públicos como a calçadista por exemplo.

2-Percepção de Estilo:

De modo geral consegue-se perceber o estilo proposto pela marca. Algumas lojas são na percepição da equipe com um estilo mais social para festas.Também roupas casuais,para o dia-a-dia,infantil e despojadas.As lojas basicamente mostram o que o estilo passa para as pessoas.

3-Cores

As cores propostas de modo geral todas ou quase todas tinham harmonia. As lojas tem essa preocupação de deixar a vitrine um ambiente harmônico, porém nem  todas conseguem as vezes por terem muita informação em pouco espaço.Em geral todas estavam harmônicas, algumas apresentavam estampas florais, outras o xadrez que era o que predominava nas vitrines.Cores neutras também faziam parte das vitrines.

4- Composição visual:

A grande maioria das vitrines usam artifícios para compor sua vitrine e isso na maioria das vezes acaba chamando a tenção do consumidor que por fim entra na loja.Esses artifícios tem por fim combinar com o restante da mesma. Usam painéis de fotos, bancadas,mesas de apoio entre outros.Entre as dez lojas observadas 4 estavam focadas na estação outono-inverno, porém quem predominou foi a estação primavera-verão.

5-Produtos Expostos:

A maioria das lojas tinham entre 4 a 6 manequins vestidos, umas mais outras menos dependendo do tamanho da vitrine.
Nas lojas haviam algumas roupas expostas soltas sem ser nos manecas.As lojas que tinham uma quantidade grande a vitrine ficou um pouco poluída.
Havia fora isso sapatos, acessórios, bolsas, vasos de flores para complementarem as vitrines.
A maioria das vitrines não houve sobrecarga, porém nas que houve era por que tinha muito informação de cores ou de elementos.

6-Preço

Na maioria das lojas não a divulgação de preço e isso é um grave erro, pois o preço é justamente o que decide se a pessoas vai ou nao entrar na loja.

Em geral as lojas que tinham o preço na vitrine, o mesmo estava condizente com o seu publico-alvo.


Coclusão: Em geral,todas as lojas estavam de certa forma positivas. Todas conseguiram trabalhar de acordo com o seu publico-alvo, porém há sobrecarga em algumas vitrines. As mesma poderiam repensar em alguma forma de chamar atenção de seu publico mudando por exemplo as cores usadas..


Pesquisa realizada em 25/08/2011 muito interessante, eu particularmente ADOREI.

beijinhos, FRAN ESPERO QUE GOSTEM.

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